A Doutrina Espírita Cristã é, na verdade, a união da Ciência, da Filosofia e da Religião, oferecendo aos seus seguidores respostas às grandes questões da existência humana, e baseada nos ensinamentos morais de Cristo, norteando os caminhos para o bem e para a compreensão, resultando num maior entendimento das dores e sofrimentos, e consequentemente, buscando maior felicidade. 

 Chico Xavier, o Maior Brasileiro de todos os tempos, em eleição promovida pela rede de televisão SBT, repassou a todos uma frase muito interessante de seu mentor Emmanuel: “A maior caridade que podemos fazer pelo Espiritismo é a sua divulgação”. Por isso, quando alguém adentra a uma casa espírita, deve ser bem acolhido e sentir que ali é a continuidade natural do seu lar, onde tem a oportunidade de sentir a bondade infinita de Deus, nosso Pai e criador. É ali o espaço para a divulgação dos postulados espíritas, para seu aprendizado, que deve se transformar na conduta diária da mais pura vivência evangélica por parte dos adeptos da doutrina. 

 As palestras públicas têm como finalidade levar a todos que vão numa Casa Espírita a aprender assuntos pertinentes ao seu quadro doutrinário, sempre relembrando que o Espiritismo é uma filosofia religiosa que vem nos trazer o consolo e o esclarecimento. 

 As palestras são abertas a todas as pessoas, de qualquer religião, porque, acima de tudo, devem trazer consolo e entendimento aos que sofrem.